
Notas fiscais de serviço eletrônicas seguem o padrão ABRASF e por isso normalmente são emitidas, de forma automtizada, através de um Recibo Provisório de Serviço eletrônico. O RPS não é emitido fisicamente pelo sistema integrador embora seja criado na base de dados. É através do RPS que se efetua o vínculo entre a nota do integrador e o número da NFSe emitida na prefeitura.
Para visualizar os recibos emitidos, consultar sua situação e as notas que deles foram geradas, utilize o contexto RPS - Recibos Provisórios de Serviço.
Visualizando um RPS
Na página de seleção do contexto você verá normalmente as seguintes propriedades por padrão:
- CNPJ - da empresa emitente
- Número - do RPS emitido
- Série - do RPS emitido
- Número NFSe - indica além do número que uma NFSe foi gerada para o RPS informado. Este número apresenta um link para exibir a NFSe.
- Situação - pode assumir os seguintes valores:
- Indefinido – RPS em processamento ou falha, verifique o contexto Situação do Servidor IDFe e o XML através da ação Detalhes.
- Normal – RPS transformado em NFSe
- Cancelado – RPS cancelado conforme solicitação do emitente
- Lote rejeitado – RPS foi rejeitado por inconsistência das informações de quaisquer dos RPSs contidos no mesmo lote. Por padrão não enviamos ainda mais de um RPS por lote para integração de sistemas legados, mesmo que a configuração do DCB indique isso.
- CP do Tomador - código da Pessoa (CNPJ ou CPF) do Tomador
- Tomador - nome ou Razão Social do Tomador do serviço.
- Criado - momento da criação do RPS no COREBusiness.
Os objetos, por padrão, são listados em ordem decrescente. Assim o RPS mais recente ocupará a primeira posição da lista. Mas você pode mudar isso no link exibido no nome da coluna Criado ou outra coluna ordenável. Utilizando a pesquisa você pode também alterar as propriedades exibidas e filtrar os resultados.
Gerenciando os recibos
O conjunto de ações do contexto compreende os itens:
- Detalhes – permite visualizar o XML do documento. Quando o RPS está pendente de processamento deve conter um elemento raiz <tcRPS>, mais tarde, quando normal ou cancelado <tcCompNfse>.
- e-Mail – envia esta NFSe para um destinatário que poderá ou não, ser o próprio tomador (se este possuir e-mail cadastrado). Na página que a ação exibe, informe o campo e-mail para enviar a este e-mail informado. Para utilizar o e-mail do tomador não informe o campo. Você deverá ter um e-mail cadastrado para a empresa emitende com a finalidade: Envio de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas - Automático.
- Detalhes da Rejeição – visualiza o motivo pelo qual o RPS/Lote foi rejeitado. Só disponível para situação de erro ou rejeição.
- Atualizar Lote – estará disponível quando um lote ou RPS for rejeitado. Porém esta ação só é efetiva para os casos em que o motivo da rejeição indica que o lote permanece em processamento. Nestes casos aguarde de 5 minutos a algumas horas entre as tentativas de atualizar o lote até que um retorno de rejeição ou emissão da NFSe seja obtido. Lembre-se de que as prefeituras tem o prazo legal de 5 dias para processar um RPS.
- Atualizar XML – é um procedimento útil quando a NFSe foi emitida a partir do RPS, encontra-se em situação Normal e o portal do integrador junto à prefeitura foi utilizado para cancelar ou alterar a NFSe.
Consultado uma NFSe diretamente pelo integrador
Caso você emita notas fiscais de serviço eletrônicas diretamente do portal do integrador, junto à prefeitura, estas notas não estarão disponíveis no CORE Business, mas há uma maneira de consultá-las diretamente, através do aplicativo.
Para isso utilize o contexto NFSe. Este contexto permite que você utilize diretamente o WebService do integrador para consultar as notas disponíveis, mesmo as não emitidas pelo CORE Business através do IDFe.
As opções de pesquisa são restritas e não oferecem muitas possibilidades alés das que o próprio integrador disponibiliza. Para identificar facilmente as notas geradas pelo CORE Business, verifique as notas que possuem RPS, normalmente as notas geradas pelo portal do integrador não possuem RPS.