
Os serviços bancários evoluem constantemente, isso aumenta a produtividade das rotinas financeiras devido a integração possível entre o sistema do banco com os sistemas ERP's.
Um desses serviços disponíveis é o de cobrança via arquivo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) nas versões 240 e 400. O objetivo desses arquivos é fazer o intercâmbio de informações digitalmente entre o sistema do banco e o do cliente.
O CNAB pode servir para troca de informações de cobrança (boletos bancários), pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta, vendor e custódia de cheques. Cada uma dessas trocas tem seu próprio fluxo de informação e portanto um layout diferente.
Geralmente, o arquivo CNAB contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN e cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão, gerando diferentes layouts para cada instituição bancária. Os arquivos são enviados ou recebidos de diversas formas mas principalmente pelo site do banco.
Se a empresa ainda não dispõe desse recurso deve entrar em contato com seu banco para saber qual o meio disponibilizado para envio desse arquivo e qual layout deverá utilizar.
O conceito de remessa no CORE Business
Os arquivos de remessa estarão disponíveis no sistema apartir do momento em que a emissão de duplicatas estiver sido homologada. Antes disso não aconselhamos gerar os arquivos. A frequência com que os arquivos deverão ser gerados vai depender dos prazos e do número de duplicatas geradas pela Empresa.
Veja também ...