
Este parâmetro de configuração é acessível arevés do contexto de Empresas, na ação "Parâmetros da Empresa" .
Sua finalidade é configurar todos os detalhes do processamento e manipulação de notas fiscais de serviço, eletrônicas.
As configurações disponíveis neste parâmetro são as seguintes:
- Global - Provedores/Drivers - Agrupam as configurações obrigórias ou válidas a qualquer provedor e driver disponível.
- Ambiente de Emissão (Depende do Provedor) - Permite indicar o ambiente de trabalho para os DF-e deste formato:
- Emissão Desativada - Utilizado para indicar a suspensão de emissão de documentos fiscais na empresa. Pode ser utilizado para manutenções, Permitindo a geração das solicitações de DF-e pelos integradores. Ao ser ativado (Testes ou Produção) todos os documentos gerações durante o período de suspensão serão emitidos no ambiente definido.
- Ambiente de Testes ou Homologação - Utilizado para testes durante a implantação ou atualização, facilitando a a homologação do produto sem a responsabilidade fiscal da emissão dos DF-e registrados.
Esta opção não é suportada pelos Provedores: IPM - Ambiente de Produção - Utilizado para as operações normais do dia a dia da empresa. Todos os documentos emitidos neste ambiente terão implicações fiscais e financeiras conforme seu tipo.
- Provedor dos Serviços de Emissão de NFS-e - É o responsável efetivamente pela geração da nota fiscal de serviços. Alguns utilizam RPS obrigatóriamente outros opcionalmente. Você é obrigado definir o provedor que deseja utilizar de acordo com o provedor escolhido pela prefeitura da sede da comarca do município da Empresas que está sendo configurada. Verifique esta informação, unicamente, junto ao proprietário do estabelecimento, contadores do mesmo ou a própria prefeitura.
- Driver integrador de NFS-e - O CORE Business oferece seus serviços de gestão de DF-e a diversos sistemas legados da própria Deltacon e de terceiros. Aqui você deve obrigatóriamente indicar o acionador (Driver) que irá tratar as informações do sistema integrador. Selecione de acordo com o software que gera os dados para o DF-e.
- Enviar NFS-e por e-Mail automaticamente - Indica se o CORE Business deverá enviar automáticamente este DF-e por e-Mail a seu tomador, em todos os e-Mails cadastrados para a sua pessoa, com finalidade (Envio de DF-e e Indefinida) e com cópia para o endereço eletrônico configurado no parâmetro "e-Mail para Cópia do DF-e", se este estiver configurado. E envio se dá após a emissão e validação pelo órgão competente, seguindo uma fila por ordem de eissão. Se o link de dados da empresa for de baixo desempenho este envio poderá ser atrasado.
- Mensagem (opcional) para o corpo do e-Mail - Texto livre para que seja enviado junto com cada DF-e emitido. Pode ser utilizado para informar o cliente de promoções, sites, produtos ou até mesmo como uma assinatura ou mensagem de "não responda este e-mail".
- Notas por lote de NFS-e - Para uso com sistemas legados integrados, utilize apenas 1. Em operações nativas do CORE Business utilize a média de emissões de documentos no intervalo de atualização. Valor padrão: 1
- Utilizar a alíquota informada pelo integrador - Permite definir que a alíquota informada na Nota seja sempre aquela definida pelo sistema integrador, mesmo que zerada. Se desativado ao informar alíquota Zero (0%) a alíquota padrão do cadastro da empresa junto a prefeitura será utilizada. E poderá estar errada em certos casos.Valor padrão: true/utilizar mesmo que alíquota 0.
- Emitir RPS previamente à NFS-e (Depende do provedor) - Indica para os casos onde o provedor suporta a emissão direta da NFSe, se o RPS deverá ser utilizado mesmo assim. Isso permitiria, se o provedor e prefeitura aceitarem, que o tomador da operação recebesse um RPS e não uma NFS-e. O tomador seria responsável pela verificação e postarior captura de sua respectiva NFS-e junto à prefeitura do município e o prestador (emitente) obrigado a validar a NFS-e.
- Ambiente de Emissão (Depende do Provedor) - Permite indicar o ambiente de trabalho para os DF-e deste formato:
- Provedores Abrasf / Betha - São as configurações disponíveis apenas para provedores compativeis com os padrões Abrasf.
- Incluir Observação na discriminação do último serviço (Somente para provedores Betha/Abrasf) - Permite incluir observações das notas de sistemas integrados no corpo do último item de serviço informado. Isso garante em alguns casos mais espaço para observações. Valor padrão: false/não incluir
- Calcular valor Líquido para NFS-e padrão ABRASF (Somente para provedores Betha/Abrasf) - Permite indicar se o integrador CORE Business, mediante os dados supridos pelo integradr, será o responsável por informar o valor líquido da operação. Caso contrário a prefeitura se encarregará da tarefa.
- Método de verificação da situação de RPS padrão ABRASF por Consulta de NFS-e por RPS (Somente para provedores Betha/Abrasf) - Define a forma de verificação dos recibos provisórios de serviço emitidos num lote padrão Abrasf. As possíveis formas de verificação disponíveis são ConsultaLoteRPS (que é o padrão) e ConsultaNFSePorRps (que pode ser ativada através deste parâmetro). No integrador Betha Sistemas a chamada ConsultaLoteRPS costuma gerar erros aleatórios durante atualizações do Fly e-Nota. Este parâmetro poermite utilizar um método alternativo que pode ajudar a diminuir os problemas causados por estas atualizaçãoes.Valor padrão: false/ConsultaLoteRPS
- Provedor IPM - São as configurações disponíveis apenas para provedores compativeis com os padrões da IPM.
- Nome de Usuário dos Serviços do Provedor - Informe conforme a empresa ou contador lhe informar.
- Senha para os Serviços do Provedor - Informe conforme a empresa ou contador lhe informar ou peça que seja digitada aqui. Esta informção será crypgrafada e não será mais recuperável. Portanto deve ficar em poder de um responsável, na empresa.
- Confirmação da Senha para os Serviços do Provedor - Para evitar surpresas da comunicação, confirme a senha utilizada no campo acima.
- Driver Zenite - São as configurações obrigatórias apenas quando o driver selecionado for Zenite.
- DropDown Folder - Para integradores baseados em sistema de arquivos, como Zenite. - A pasta informada pode utilizar sintaxe UNC (\\computador\recurso) ou caminho local. Deve obrigatóriamente estar disponível ao usuário do Serviço IDFe e seu contexto de segurança. Valor padrão: vazio, não há pasta definida
- PickUp Folder - Para integradores baseados em sistema de arquivos, como Zenite. - A pasta informada pode utilizar sintaxe UNC (\\computador\recurso) ou caminho local. Deve obrigatóriamente estar disponível ao usuário do Serviço IDFe e seu contexto de segurança. Valor padrão: vazio, não há pasta definida
Veja também o que são Documentos Fiscais Eletrônicos
Veja também os requisitos para emissão de DFes por uma empresa.