
As parcelas são partes fundamentais de um contrato no conceito do COREBusiness. Elas somadas formam o valor total de um contrato, como também provisionam o contas a pagar e receber através dos vencimentos.
O conceito de Parcelas no CORE Business
Conforme mencionado acima as parcelas traçam a trajetória de um contrato pelo sistema. A cada movimentação efetuada com as parcelas, seus registros são gravados, formando todo o histórico do que ocorreu com o contrato.
Situações do ciclo de vida de uma Parcela
Conforme as parcelas são movimentadas após sua geração, as mesmas recebem diferentes status conforme sua situação após o movimento. Dentre elas podemos citar algumas:
- Aberta - Recem criada ou retornada ao seu status inicial.
- Baixada - Movimentada por liquidação ou antecipação bancária(Baixa por antecipação).
- Cancelada - Parcela cancelada por alguma operação de estorno ou mesmo por estorno manual pelo usuário.
- Renegociada - Parcela que sofreu renegociação de débitos
- Substituída - Quando por alguma operação houve a necessidade desta parcela ser subtituida por outra (movimentações com cartões).
- Temporária - Parcelas que futuramente sofrerão uma subtituição ou compensação como por exemplo uma parcela de crédito (devolução) que será substituida por uma negociação posterior.
- Faturada - Parcelas originais que foram geradas através de formas de pagamento do tipo "A Faturar", que foram substituidas por outras parcelas.
Tipo de Parcela
Conforme a forma de pagamento utilizada para geração da parcela, seu tipo poderá ser:
- Normal - Tipo padrão das parcelas no sistema.
- Aguardando Faturamento - Parcela com forma de pagamento do tipo A Faturar, não aparecem no contas a receber até serem Faturadas.
Tipo de Baixa de Parcelas
Conforme a operação envolvida as parcelas poderão ser baixadas/liquidadas de formas difentes:
- Normal - Tipo padrão das baixas no sistema, considerar liquidada uma parcela baixada do tipo normal.
- Crédito - Parcela baixada automaticamente devido existência de créditos em aberto para o cliente(ambos são movimentados juntos, crédito x débito).
- Parcial - Baixa parcial de parcelas, restando saldo do montante original.
- Antecipada - Este tipo de baixa ocorre de forma automática, quando o retorno do arquivo CNAB recebe a ocorrência de aceite do banco de uma remessa marcada para antecipação. Não é considerada uma quitação efetiva pois não garante a liquidação por parte do cliente e sim por parte do banco. Quando o cliente liquidar, a mesma será atualizada para Baixa Normal.
Veja também ...
- Como cadastrar um contrato no Contas a Pagar
- Como cadastrar um contrato no Contas a Receber
- Saiba mais sobre contratos.