
Notas fiscais eletrônicas seguem o padrão estabelecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Sua norma é padrão para todas as empresas inclusive para emissão de impressos como DANFE.
Contextos disponíveis
- Para visualizar as NF-e emitidas, consultar sua situação, emitir carta de correção, visualizar eventos e outros; Utilize o contexto NF-e - Notas Fiscais Eletrônicas Emitidas.
- Para visualizar as NF-e destinadas, importar notas de fornecedores e manifestar-se sobre estas notas, utilize o contexto NF-e - Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas.
Visualizando uma NF-e Emitida
Dizemos que uma NF-e é emitida, quando foi gerada por uma de suas empresas.
Na página de seleção do contexto você verá normalmente as seguintes propriedades por padrão:
- Situação - da NF-e. Texto descritivo sobre a última situação.
- Número - da NF-e
- Série - da NF-e
- Valor - total da NF-e
- Criado - momento da criação da NF-e no COREBusiness.
Para integração de sistemas legados deve-se levar em conta que a data/hora de emissão da nota pode ser anterior a este momento.
Os objetos, por padrão, são listados em ordem decrescente. Assim a NF-e mais recente ocupará a primeira posição da lista. Mas você pode mudar isso no link exibido no nome da coluna Criado ou outra coluna ordenável. Utilizando a pesquisa você pode alterar as propriedades exibidas e filtrar as notas como desejar.
Interagindo com a NF-e Emitida
O conjunto de ações do contexto de NF-e Emitida compreende os itens:
- Visualizar XML – permite visualizar o XML da NF-e. Esta é a NF-e que realmente tem valor fiscal. Encorajamos usuários emitentes de NF-e a obterem familiaridade com o XML para ajudá-los a identificar problemas do dia a dia, principalmente com relação à rejeição. O XML está disponível logo a pós a montagem da NF-e mas só é válido quando protocolado nos servidores da receita federal.
- e-Mail – enviar esta NF-e para um destinatário que poderá ou não, ser o próprio destinatário (se este possuir e-mail cadastrado). Na página que a ação exibe, informe o campo e-mail para enviar a este e-mail informado. Para utilizar o e-mail do destinatário não informe o campo. Você deverá ter um e-mail cadastrado para a empresa emitende com a finalidade: Envio de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas - Automático.
- Eventos da NF-e – permite acessar o contexto de eventos da NF-e. Neste contexto é possível enviar uma carta de correção ao destinatário e visualizar eventos de manifestação do destinatário da NF-e.
- Download XML – permite baixar o arquivo XML da NF-e. Como por exemplo para o envio ao contador ou para armazenar uma cópia de segurança fora do repositório do CORE Business.
- DANFE – Visualizar, imprimir ou baixar a DANFE em formato PDF. Para visualizar e imprimir a DANFE é necessário um visualizador de PDFs (Protable Document Format) de preferência com plug-in para o navegador em uso. Um dos aplicativos recomendados para esta função é o Adobe Reader.
- Visualizar dados da NF-e – Exibe todas as informações da NF-e, que transcendem aquelas constantes do danfe e permitem verificar os erros no preenchimento da nota que causaram rejeições bem como inspecionar os detalhes dos impostos e outras informações.
- Erros e Rejeições – permite inspecionar os motivos de rejeição e todos os erros ocorridos no processo de montagem e transmissão da NF-e.
Ações de contexto global para NF-e Emitida
Além das ações específicas para cada NF-e e das Ações globais comuns aos contextos do CORE Business você pode realizar as seguintes ações:
- Importar NF-e – proveniente de fornecedores ou backups, via arquivo de protocolo da NF-e. A importação aloca a NF-e no contexto de Emitida ou Destinada de acordo com a própria nota.
- Exportar XMLs da NF-e – permite baixar num único arquivo, comprimido, todas as notas de uma empresa e um determinado período. Os XMLs gerados são de todos os protocolos disponíveis, incluindo inutilização e eventos.
- Inutilizar Numeração da NF-e – para garantir que eventuais notas não emitidas sejam corretamente assinaladas como inutilizadas. A inutilização pode ser de um número ou uma faixa contígua.
Processo de emissão
O processo de emissão da NF-e é controlado diretamente pelos parâmetros da categoria NF-e e indiretamente pelos da categoria IDFe. Consulte a documentação destes parâmetros para verificar o que pode ser ajustado por estas configurações a fim de customizar seu processo de emissão de NF-e.
Impressão automática da NF-e emitida
O CORE Business trabalha sob o conceito de servidor de aplicativo. Por isso não há nada que precise ser instalado em seu equipamento cliente para que os processos sejam executados. No entanto a impressão neste cenário é um pouco restrita.
Para que uma NF-e gerada seja impressa automaticamente, é preciso que uma impressora seja definida no momento da emissão da NF-e, pelo CORE Business ou pelo integrador. Esta impressora deve estar instalada (remota ou localmente) no servidor do CORE Business e acessível ao usuário do processo do servidor.
No entanto lembre-se que é sempre possível emitir uma DANFE a qualquer momento, imprimindo em qualquer impressora que seu equipamento tiver acesso.
Veja também ...